Volkswagen apresenta seu primeiro ônibus elétrico e-Volksbus no Brasil
Protótipo com chassis de ônibus elétrico inicia testes de rodagem no país
A Volkswagen Caminhões e Ônibus começou a testar no Brasil seu primeiro protótipo de ônibus elétrico, que foi apresentado nesta semana. O objetivo da montadora é aproveitar a sua expertise no desenvolvimento e produção em larga escala de veículos pesados aplicados à mobilidade elétrica.
Nesta primeira fase de testes, o protótipo de ônibus elétrico urbano e-Volksbus irá circular no campo de provas do centro mundial de pesquisas da VWCO em Resende, no interior do Rio de Janeiro, e também por vias de cidades da região.
“São 30 anos desde a criação de nossa linha de ônibus Volksbus e acumulamos quilometragem suficiente para entender e até mesmo antecipar as necessidades do mercado. O resultado reverte em vendas: estamos crescendo acima do mercado e já lançamos mais modelos de chassis para os clientes que busquem um micro-ônibus VW.
Tudo isso ao mesmo tempo em que iniciamos exportações do portfólio mais avançado da marca e testes com nosso primeiro protótipo 100% elétrico”, avalia Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Desenvolvido pela equipe de engenharia brasileira para o mercado nacional, o ônibus elétrico da Volkswagen possui carroceria Caio e configuração padron, dentro dos padrões da SPTrans (o piso pode ser alto ou baixo). O veículo elétrico possui 350 km de autonomia, graças a uma bateria com 12 packs.
Foi relatado que há várias empresas interessados no Volksbus elétrico, que estão avaliando seus custos de operação. A Volkswagen Caminhões e Ônibus também busca parcerias com o poder público para subsidiar os custos, ressaltando que o valor final pode chegar a R$ 2 milhões.
Na mesma ocasião, com vistas ao mercado externo, a VWCO iniciou a exportação de seus primeiros chassis com a tecnologia Euro 6 (ou Proconve P8 na legislação nacional) a partir do Brasil. O destino final é a Colômbia, que já opera com esse patamar de exigência para níveis de emissões.
Fonte: VWCO, Technibus
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Futuros lançamentos da Stellantis nas novas plataformas elétricas
Tesla Cybertruck explode no Trump Hotel em Las Vegas (EUA)
Novo chassi para EVs: teste de impacto a 120 km/h e 1.000 km de alcance
"Híbridos são beco sem saída", diz padrinho do Nissan Leaf
Ford alerta: "sociedade ainda não está pronta para carros elétricos"
Kia chama novo EV9 para recall porque esqueceram de prender os bancos
Veja os problemas comuns em carros elétricos com mais de 10 anos