A Volkswagen Caminhões e Ônibus começou a testar no Brasil seu primeiro protótipo de ônibus elétrico, que foi apresentado nesta semana. O objetivo da montadora é aproveitar a sua expertise no desenvolvimento e produção em larga escala de veículos pesados aplicados à mobilidade elétrica.
Nesta primeira fase de testes, o protótipo de ônibus elétrico urbano e-Volksbus irá circular no campo de provas do centro mundial de pesquisas da VWCO em Resende, no interior do Rio de Janeiro, e também por vias de cidades da região.
“São 30 anos desde a criação de nossa linha de ônibus Volksbus e acumulamos quilometragem suficiente para entender e até mesmo antecipar as necessidades do mercado. O resultado reverte em vendas: estamos crescendo acima do mercado e já lançamos mais modelos de chassis para os clientes que busquem um micro-ônibus VW.
Tudo isso ao mesmo tempo em que iniciamos exportações do portfólio mais avançado da marca e testes com nosso primeiro protótipo 100% elétrico”, avalia Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Desenvolvido pela equipe de engenharia brasileira para o mercado nacional, o ônibus elétrico da Volkswagen possui carroceria Caio e configuração padron, dentro dos padrões da SPTrans (o piso pode ser alto ou baixo). O veículo elétrico possui 350 km de autonomia, graças a uma bateria com 12 packs.
Foi relatado que há várias empresas interessados no Volksbus elétrico, que estão avaliando seus custos de operação. A Volkswagen Caminhões e Ônibus também busca parcerias com o poder público para subsidiar os custos, ressaltando que o valor final pode chegar a R$ 2 milhões.
Na mesma ocasião, com vistas ao mercado externo, a VWCO iniciou a exportação de seus primeiros chassis com a tecnologia Euro 6 (ou Proconve P8 na legislação nacional) a partir do Brasil. O destino final é a Colômbia, que já opera com esse patamar de exigência para níveis de emissões.
Fonte: VWCO, Technibus
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv